top of page

SOBRE O PROJETO COSTA BUTIÁ

O Projeto Costa Butiá surgiu a partir do Programa de Educação Ambiental da SCPar Porto de Imbituba. O objetivo é resgatar o conhecimento tradicional sobre o modo de saber fazer artesanato com a palha do butiá, como forma de valorizar a diversidade sociocultural da região e incentivar práticas conservacionistas da Mata Atlântica. Visa também complementar a renda da comunidade local com artigos sustentáveis carregados de expressão cultural e suscetíveis à comercialização.

O artesanato com a palha do butiá é um bem cultural imaterial presente em Imbituba e região há mais de dois séculos, transmitida de geração em geração. Atualmente, poucas pessoas, a maioria de idade avançada, mantém o hábito e detém o conhecimento de trançar a palha do butiá. Portanto, uma rica expressão cultural que está ameaçada de extinção.

O Projeto Costa Butiá iniciou um processo de capacitação das artesãs de Imbituba em 2018 através de cursos e oficinas, para incorporarem em seus produtos a palha do butiá. O resultado foi a releitura do tradicional trançado com a criação de novos produtos como bolsas, carteiras e chinelos, além da modernização do tradicional chapéu com palha de butiá.
O Butia catarinensis é uma palmeira endêmica do litoral sul do Brasil. Ocorre entre Garuva (Santa Catarina) e Osório (Rio Grande do Sul). Atualmente está na Lista de Espécies da Flora Ameaçada de Extinção no Estado de Santa Catarina, categoria “Em Perigo” (EN).

Saiba mais
trança.JPG
Sobre: Sobre
bottom of page